O prazo para a entrega IR 2021, ano-base 2020, pode terminar em 30 de abril. A expectativa do fisco é receber cerca de 32 milhões de documentos, até o final do prazo.
Mas, está em tramitação no senado o Projeto de Lei (PL) 639/21 que prevê entrega para 31/07/2021.
Lembrando que, para quem precisa prestar contas este ano, o sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia, ficando indisponível somente entre 1 e 5 horas da manhã. No site do órgão, há informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado para dedução.
A Receita informou que, para as declarações com Imposto a Restituir, a partir deste ano será possível selecionar “Contas Pagamento” – de Fintechs, por exemplo – para Crédito de Restituição do Imposto sobre a Renda.
O contribuinte deve ficar atento ao prazo de entrega, pois a não apresentação da declaração estará sujeita à multa.
Destinação do Imposto de Renda
O contribuinte pode direcionar uma parte do seu imposto de renda diretamente a fundos sociais. O procedimento é simples e pode ser realizado no momento do preenchimento da declaração. Além disso, não interfere e nem gera custos adicionais.
Ao destinar o imposto diretamente a fundos sociais, o cidadão pode mudar a realidade de crianças e adolescentes em situação de risco social e propiciar uma vida mais digna aos idosos – atitude ainda mais importante devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
Fonte: https://www.contabeis.com.br/
Contabilidade #GJacintho #Contador#IR
A melhor opção em contabilidade para seus negócios no Brasil.
www.gjacintho.com.br