Cidadãos que precisam apresentar documentos ao INSS, já podem agendar horário para entregá-lo na agência através de Drive Thru.
O serviço Exigência Expressa do INSS começou a valer (19/08/2020), mediante agendamento prévio.
A partir de agora, o cidadão que precisar apresentar documentos complementares à autarquia, deverá agendar o depósito de cópias da documentação em urnas localizadas nas agências da Previdência Social, em uma espécie de Drive Thru. O agendamento pode ser feito por telefone (135), pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome.
Por causa da pandemia, as agências estão atualmente fechadas para o público. As entregas dos documentos são feitas sem contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.
As exigências são emitidas pelo INSS após análise inicial de pedidos feitos por cidadãos, identificando a necessidade de documentos complementares. Segundo a autarquia, diante da falta de documentação, o segurado é notificado via e-mail, carta, SMS ou aplicativo.
A Exigência Expressa não pode ser utilizada para cumprimento de exigência de requerimento de auxílio-doença com documento médico. Em casos assim, o segurado só pode anexar documentos pelo Meu INSS.
Esse serviço vem sendo oferecido, no estado de São Paulo (07/2020) e agora passa a ter abrangência nacional.
Durante o funcionamento em cidades paulistas o total de processos que aguardam cumprimento de exigências caiu de 170 mil para pouco mais de 125 mil.
O segurado que optar por Exigência Expressa deve agendar o serviço.
Nessa etapa, é gerado um número de protocolo. Feito isso, basta colocar uma cópia simples da documentação exigida em um envelope e colocá-lo nas urnas disponíveis nas unidades do INSS. As cópias devem estar legíveis e sem rasuras, e os envelopes precisam ser entregues entre 7:00h e 13:00h e o envelope também deve conter uma autodeclaração de responsabilidade pela autenticidade das informações prestadas, cujo modelo se encontra no site do INSS. Do lado de fora, o envelope precisa ser identificado com os seguintes dados:
– Nome completo;
– CPF;
– Endereço completo;
– Telefone (mesmo que para recado);
– e-mail;
– Se houver número do protocolo recebido no momento do agendamento da Exigência Expressa.
As cópias entregues não serão devolvidas. A documentação será escaneada e inserida no sistema pelos funcionários do instituto; depois, por segurança, os papéis serão destruídos. O segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
#Contabilidade #GJacintho #Contador #INSS
A melhor opção em contabilidade para seus negócios no Brasil.
www.gjacintho.com.br