Dicas para cuidar do seu negócio

Após cinco anos de funcionamento, somente quatro em cada dez empresas continuam a operar no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu último estudo de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo.

Os erros que levam à falência se repetem: falta de planejamento, falta de visibilidade sobre fluxo de caixa, entre outros.

Dinheiro do caixa

Planejar, para os sócios, um salário fixo ou mesmo ganhos que representem apenas um porcentual do lucro, além de pés no chão para ter fôlego em momentos maus de vendas.

Investir pouco na melhoria do negócio

Com o crescimento da empresa, o ideal é que você passe a terceirizar parte do serviço ou mesmo a automatizar, buscando avanços que lhe deem tempo para focar na gestão do negócio e não no operacional.

Precificar o trabalho

Busque sempre referências, entenda seus custos e seu diferencial. A precificação do seu trabalho passa por diversos cuidados e é muito importante porque às vezes você pode estar vendendo muito, mas operando no zero a zero se não colocar no seu preço uma margem de lucro. O exercício de entender o seu produto e preço é constante porque ele muda o tempo todo.

Agilidade para mudar a estratégia

Agilidade é fundamental para negócios que estão se constituindo, porque em geral você aprende com os erros e testes de produtos. Não há uma fórmula mágica que aponta qual produto será mais vendido e falado no mercado.

Em geral, os empreendedores aprendem testando. O ponto de atenção aqui é fazer desse teste algo rápido. O aprendizado tem de ser constante e as mudanças de rotas, rápidas, pois demorar muito tempo em alguma estratégia que não está dando certo pode ser mortal para os jovens negócios.

Ter uma identidade visual clara

A identidade visual e de comunicação faz o cliente identificar sua marca em um *¹ feed com milhares de postagens. Ao bater o olho, ele já sabe quem está fazendo a postagem. Além de investir na melhoria do seu produto, também tome um cuidado especial de como está comunicando sua marca. Uma falta de identidade, em geral, não o destaca em um mercado tão competitivo.

*¹ formato de dados usado em formas de comunicação #Contabilidade #GJacintho #Contador 
A melhor opção em contabilidade para seus negócios no Brasil.
www.gjacintho.com.br

Post Anterior

IMPOSTO DE RENDA – IRPJ: Ministério da Economia publica nova orientação para lucro real

Próximo Post

Darf para investidores – o que é, quando emitir e como pagar

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *