Em um contexto onde cada dia que se passa a tecnologia se faz mais presente em nossas vidas, conhecer as tendências para a contabilidade — bem como para qualquer outro setor do mercado — é de suma importância!
Afinal, surgiram, nos últimos anos, diferentes necessidades trazidas pelos clientes e ferramentas capazes de otimizar uma série de processos.
Logo, adotar novas tecnologias na sua empresa e observar se o escritório de contabilidade que presta serviço para você está por dentro das novidades do setor é decisivo para o sucesso de qualquer negócio.
Pensando nisso, listamos as 4 principais tendências para o setor contábil em 2023 que você precisa conhecer.
Confira!
1. Cibersegurança
Diante da atual facilidade de transmissão de dados, que se dá através da internet, é indispensável que as medidas adequadas sejam adotadas visando proteger tais informações.
Até porque, há um grande volume de dados confidenciais armazenados nas redes, os quais não devem ser acessados por qualquer pessoa. Em caso de vazamentos, muitos prejuízos podem ser causados à empresa.
Por isso, a fim de garantir a segurança de todo esse conteúdo, é cada vez mais relevante a importância de investir em cibersegurança.
De acordo com algumas pesquisas, no ano de 2021 foram registrados, no Brasil, 430 mil ciberataques.
Com isso, a preocupação com o assunto é crescente e, não à toa, uma das maiores tendências para a contabilidade em 2023.
2. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em muitos cenários e, assim, não é difícil prever que a tecnologia também passe a ser dominante na contabilidade.
Entretanto, é preciso frisar que a IA não deve ser vista como uma ameaça aos profissionais ou como um recurso que irá substituir os seres humanos e ocupar todos os cargos do mercado.
Na verdade, o intuito da ferramenta é complementar o trabalho humano, isto é, permitir que os colaboradores tenham mais tempo para lidar com questões estratégicas.
Enquanto isso, a máquina cuida daquilo que não exige individualidade, raciocínio e feeling, como atividades automatizadas, tarefas manuais e mecânicas.
De tal modo, a Inteligência Artificial é uma das apostas do setor contábil, tendo como finalidade, inclusive, mitigar erros e otimizar operações.
Leia também:
Quais as principais mudanças na contabilidade para 2023?
Qual a importância da assessoria contábil para sua empresa?
3. Gestão de Dados
A quantidade de dados que é gerada dentro de um negócio hoje em dia é enorme! E conseguir organizar e interpretar todo esse volume é imprescindível na hora de traçar estratégias e atingir resultados.
Sendo assim, quando não há um sistema de gestão de dados eficiente, capaz de coletar, mensurar, armazenar, catalogar, interpretar números e gerar indicadores que sirvam como diretrizes, a empresa está fadada ao fracasso!
Afinal de contas, todas as informações relacionadas ao empreendimento devem ser analisadas por completo, com profundidade e atenção, pois elas têm muito a dizer a respeito do que está sendo feito de maneira correta e errada.
Além disso, é através do gerenciamento adequado desses dados que são gerados relatórios precisos e insights coerentes baseados em fatos concretos, na real situação do negócio.
Portanto, investir em softwares de gestão de dados é, sem dúvida, uma das principais tendências para a contabilidade de 2023. Por meio dessas ferramentas é possível reunir, centralizar e ter acesso rapidamente a tudo que se precisa.
4. Ferramentas Digitais
Com base em tudo o que foi dito até aqui, pode parecer óbvio e até redundante citar o uso das ferramentas digitais. Porém, é preciso que isso seja reforçado!
Isso porque, muitos escritórios de contabilidade parecem ter parado no tempo e insistem em tentar acompanhar a evolução do mercado de forma manual, resistindo às tecnologias que surgem.
Dessa forma, é importante ressaltarmos que num mundo globalizado, tomado pela internet e pela informação em tempo real, não dá para abrir mão das ferramentas digitais.
Então, nesta lista de tendências para a contabilidade não podem faltar os programas baseados em nuvem, as assinaturas eletrônicas, as digitalizações, os serviços de comunicações e transações virtuais e etc.
Também é necessário investir em automação contábil, a fim de reduzir custos, erros e agilizar os processos.
Além disso, se a intenção é atualizar e otimizar as operações, a integração contábil não pode ser deixada em segundo plano.
Quanto mais ampla e detalhada for a visão do contador sobre a realidade de uma empresa, maiores são as chances dos seus gestores elaborarem planos de ação assertivos e bem sucedidos.
Contrate uma empresa contábil com visão futura!
Para terminar, deve estar claro para você que todas as tendências para o setor contábil em 2023 têm a ver com tecnologia, certo?
De tal forma, um dos primeiros critérios que devem ser considerados na hora de contratar um escritório de contabilidade é a postura da empresa diante das novidades.
Profissionais que se mostram resistentes às ferramentas digitais e que preferem seguir usando métodos manuais que dificultam os processos, estão, evidentemente, se opondo à modernidade e, consequentemente, à nova realidade.
Portanto, tenha em mente que os contadores precisam se adequar ao avanço da informatização e aliar a tecnologia ao dia a dia contábil, pois isso já não é mais uma questão de opção.
Afinal de contas, rotinas fiscais, abertura, alteração e encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e outros assuntos são tratados, primordialmente, de forma online.
Então, esteja atento e conte com um escritório de contabilidade moderno, com visão futura e que esteja à altura do progresso que você quer para sua marca!