A importância de uma boa Contabilidade em momentos de crise

O momento delicado que as empresas estão vivenciando exige cada dia mais da Contabilidade uma postura precisa em frente às suas informações.

A grandeza da crise atual não escolhe ramo de atividade para impactar sobre as empresas.  Cabe ao Contador estar preparado para lidar com as dificuldades dos vários setores e auxiliar na tomada de decisão dos seus clientes.

Outra exigência aos profissionais de Contabilidade, além do criterioso trabalho e dedicação, é se preparar constantemente para acompanhar as novidades e as mudanças frequentes da lei.

A contabilidade possui atuação muito além do trabalho operacional. Outro importante propósito é juntar e disponibilizar informações confiáveis e adequadas para as tomadas de decisões dos empresários.

Outra meta não menos importante da contabilidade é a organização e análise da confiabilidade das informações para as tomadas de decisões dos empresários.

Atitudes da boa Contabilidade num período de crise

Estudo da situação atual
Definir prioridades e fazer análises sobre os principais indicadores da empresa, como o fluxo de caixa, despesas operacionais e custos variáveis, com o intuito de adquirir uma completa e organizada visão de como está o negócio e assim determinar as melhores possíveis medidas para garantir permanência do mesmo.

 Ajuda na redução dos custos
Uma boa Contabilidade, por conhecer a movimentação e a rotina da empresa, com prudência analisará entre os custos diretos e indiretos quais são descartáveis no momento e desse modo auxiliar na decisão de redução dos custos excessivos e corte das despesas desnecessárias.

Cuidado com a saúde Financeira
A Contabilidade baseada numa análise cuidadosa do fluxo de caixa, determinados indicadores e com visão técnica e contábil, poderá assessorar numa melhor estratégia para a tomada de decisões na área financeira.

Os indicadores adequados, acima citados, devem partir de uma decisão e da realização de estudos em conjunto do profissional Contábil com o empresário, incluindo nessa análise a realidade da empresa em relação a outras empresas do mesmo segmento. Para este momento, ser uma Contabilidade especializada e segmentada é um grande diferencial.

Ideias de ações para aumento da rentabilidade
As novas obrigatoriedades, as regras de funcionamento e a queda brusca das vendas, trazem para os empresários o questionamento: Como garantir que o negócio continuará vendendo?

O Contador é um grande parceiro nesse momento, suas orientações conjuntas no planejamento de novas estratégias que promovam a defesa e aumento da rentabilidade, com vistas no atendimento da demanda e conservação da qualidade, certamente, são de muita valia no auxílio para que o empresário atravesse confiante o período de dificuldades e vença o desafio de manter seu negócio saudável.

Em tempos de crise as perguntas mais comuns são: Como obter um financiamento? Qual é o melhor financiamento? De quanto minha empresa realmente precisa? Como pagar menos juros? Como se planejar para pagar os meus impostos? Além de dúvidas sobre burocracias que são clichês para a Contabilidade. (hasa)

Para responder essas perguntas o Contador precisa se tornar um consultor da empresa. Precisa começar a usar a Contabilidade como ferramenta de consultoria. Se tornando cada vez mais importante e até mesmo fundamental na tomada de decisão. (hasa)

Fonte: https://hasa.com.br/a-importancia-de-uma-boa-contabilidade-em-momentos-de-crise/

#Contabilidade #GJacintho #Contador
A melhor opção em contabilidade para seus negócios no Brasil.
www.gjacintho.com.br

Post Anterior

Darf para investidores – o que é, quando emitir e como pagar

Próximo Post

Como conseguir o Capital de Giro?

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *