Se você está à frente de um negócio, certamente já sabe o quanto é desafiador gerenciar as operações enquanto atende às obrigações fiscais e evita problemas com o Fisco, não é mesmo?
Até porque, a legislação brasileira é complexa e exige domínio técnico no que diz respeito às questões contábeis. Logo, sem o devido conhecimento, é comum que multas sejam geradas e, até mesmo, complicações legais mais graves!
Sabendo disso, é imprescindível adotar as medidas preventivas adequadas para garantir o cumprimento de todos os deveres da sua empresa.
Para te ajudar nessa missão, no post de hoje, vamos explorar 10 maneiras de evitar transtornos envolvendo o Fisco.
Confira!
1. Conheça as obrigações fiscais da empresa
Para começar, antes de qualquer coisa, para evitar problemas com o Fisco você precisa estar, no mínimo, familiarizado com as obrigações fiscais específicas da sua empresa.
Isso inclui compreender os impostos que devem ser pagos, as declarações que devem ser apresentadas e os prazos a serem cumpridos.
Desse modo, é essencial manter-se informado sobre as legislações fiscais aplicáveis ao seu setor e acompanhar as mudanças nas normas tributárias, conforme veremos adiante.
Portanto, saiba desde já que será necessário ter atenção a todas essas questões para garantir o cumprimento dos seus deveres fiscais.
2. Priorize a organização financeira
Num segundo momento, é hora de focar na manutenção da organização financeira do seu negócio, porque isso também é importantíssimo!
Sendo assim, você vai precisar registrar de forma clara e precisa todas as transações financeiras da empresa, tais como:
- Vendas;
- Compras;
- Despesas;
- Receitas.
Para tanto, é recomendado utilizar sistemas de contabilidade confiáveis e certificar-se de que seus registros estejam sempre atualizados e em conformidade com as leis fiscais vigentes.
Através de uma organização financeira adequada, torna-se muito mais fácil identificar possíveis erros e, consequentemente, evitar problemas futuros com o Fisco.
3. Esteja atento aos prazos fiscais
Nossa terceira dica refere-se ao cumprimento dos prazos fiscais, o que é decisivo para evitar autuações feitas pelo Fisco.
Dessa forma, conheça os prazos das principais atividades contábeis e tributárias, como o pagamento de impostos, a entrega de declarações e outros documentos exigidos.
Além disso, estabeleça um calendário de obrigações fiscais e certifique-se de cumpri-lo rigorosamente, tendo em vista que atrasos podem resultar em multas, juros e sanções mais sérias.
Então, nada de deixar tudo para a última hora, hein!
4. Mantenha a regularidade das obrigações fiscais
Outro ponto que deve ser levado em consideração, além de cumprir os prazos, é a regularidade das obrigações fiscais da sua empresa.
Isso significa pagar corretamente os impostos devidos, realizar as retenções fiscais adequadas e fornecer as informações necessárias às autoridades fiscais quando solicitado.
Em outras palavras, deixar de atender a alguma dessas exigências pode causar, sem dúvida, problemas com o Fisco.
Então, se você não quer correr esse risco, esteja sempre em dia com suas responsabilidades tributárias.
5. Tenha atenção às normas contábeis
Embora as obrigações fiscais representem grande parte da preocupação de um gestor, ele também precisa estar atento à conformidade com as normas contábeis.
Ou seja, é fundamental manter a correta gestão da contabilidade, garantindo sua transparência e organização através das práticas contábeis aceitas.
Isso ajuda a evitar erros de diferentes tipos e que podem levantar suspeitas por parte do Fisco.
Se necessário, contrate profissionais contábeis qualificados para auxiliá-lo nessa tarefa, não tente “adivinhar” como as atividades devem ser realizadas, pois qualquer equívoco pode colocar tudo a perder!
6. Faça revisões periódicas
Mais uma dica de ouro para evitar complicações é realizar revisões periódicas de todas as obrigações fiscais e contábeis da sua empresa. Apesar de ser indispensável, a medida é negligenciada por muitos negócios.
Por meio dessa ação, é possível identificar falhas ou inconsistências antes que tomem maiores proporções.
Assim, realizar auditorias internas ou contratar profissionais especializados no assunto para fazer uma revisão completa das suas atividades financeiras é uma excelente ideia!
7. Procure estar sempre atualizado
As leis fiscais e regulamentações estão sujeitas a alterações frequentes. Portanto, é primordial manter-se atualizado sobre as mudanças que podem impactar direta ou indiretamente no seu empreendimento.
Com esse fim, acompanhe os comunicados e publicações do órgão responsável pela fiscalização tributária e busque informações em fontes confiáveis sobre as atualizações nas leis fiscais.
Estar bem informado ajudará a garantir que você esteja sempre em conformidade com as normas em vigor e evite autuações do Fisco.
8. Tenha cuidado com a documentação
Manter a documentação sempre organizada e em dia também é vital para garantir a conformidade da sua empresa.
Por isso, arquive corretamente todos os documentos fiscais e contábeis, como notas fiscais, comprovantes de pagamento e extratos bancários.
Esses registros são importantes para comprovar que suas obrigações legais estão sendo atendidas e responder a possíveis questionamentos do Fisco.
Ter todos esses arquivos guardados de maneira lógica e sistematizada facilita a resposta a eventuais solicitações das autoridades fiscais.
9. Esteja preparado para fiscalizações
Já chegando ao fim, a recomendação é que você esteja sempre preparado para possíveis fiscalizações por parte do Fisco.
Mantenha seus registros e documentos organizados e em conformidade com as normas fiscais, bem como já citamos anteriormente.
Além disso, tenha todas as informações necessárias disponíveis para uma eventual auditoria e esteja disposto a cooperar com as autoridades fiscais, respondendo a todas as solicitações de maneira clara e precisa.
Lembre-se ainda que estar preparado envolve ter a documentação fiscal e contábil em ordem, bem como conhecer os detalhes das operações financeiras da sua empresa.
Ao adotar essa postura proativa, você reduzirá o estresse e as dificuldades caso uma fiscalização inesperada ocorra.
10. Invista em Assessoria Fiscal de qualidade
Agora sim, para terminar, uma das melhores maneiras de evitar problemas com o Fisco e com outros órgãos responsáveis por questões tributárias e contábeis é contar com uma boa assessoria fiscal.
Profissionais especializados e que dominam completamente o tema podem auxiliá-lo na interpretação das leis fiscais, no cumprimento das obrigações e no planejamento tributário adequado.
Sempre atualizado sobre as mudanças na legislação, esse time pode orientá-lo sobre os impostos devidos, as melhores práticas contábeis e as estratégias para minimizar a carga tributária de forma legal.
Conheça os serviços de Assessoria Fiscal da G. Jacintho Consultoria
Ao entender que o investimento em uma assessoria fiscal de qualidade é um passo importante para garantir que seu negócio esteja em conformidade com as leis, você pode estar se perguntando: mas qual empresa escolher?
Nesse sentido, não resta dúvidas, a G. Jacintho Consultoria se destaca e é a melhor opção do mercado!
Com uma equipe altamente qualificada e experiente, o escritório oferece serviços personalizados, fornecendo orientação e suporte especializados para o seu tipo específico de negócio.
A expertise da G. Jacintho abrange desde a interpretação correta das normas tributárias até o planejamento estratégico para redução da carga tributária.
Portanto, não perca mais tempo, coloque sua empresa nas mãos de quem tem experiência e é capaz de proteger, eticamente, os seus interesses.