CONTEÚDOS DA G.JACINTHO

O que é Gestão de Recursos Humanos e quais seus benefícios?

o que é gestão de recursos humanos

O que é Gestão de Recursos Humanos e quais seus benefícios?

Embora muitos gestores ainda negligenciem o assunto, entender o que é gestão de recursos humanos é cada vez mais importante, tanto para a empresa quanto para os profissionais que a mantêm em funcionamento.

Quando o tema recebe a devida atenção e o gerenciamento acontece de maneira adequada, é possível criar um relacionamento saudável entre todas as pessoas que têm algum contato com a organização.

Sejam elas clientes, colaboradores ou fornecedores, todas atuam visando otimizar processos e obter resultados satisfatórios. Assim, a adequada gestão de recursos humanos pode trazer benefícios incontáveis à empresa.

Para tanto, é preciso estudar, por exemplo, sobre comportamento humano e administração.

Entenda, neste post, um pouco mais sobre o tema!

Afinal, o que é Gestão de Recursos Humanos?

Apesar de parecer complexo, não é difícil compreender o que é gestão de recursos humanos. O conceito pode ser definido como a tarefa de gerenciar a relação entre a instituição e os profissionais.

Resumidamente, o setor de RH (Recursos Humanos) trabalha para promover um ambiente corporativo saudável e vantajoso para todos que o compõem. 

Tal atividade demanda estratégia para identificar as demandas da empresa e também dos trabalhadores, adotando medidas capazes de alinhar interesses e beneficiar, igualmente, todos os envolvidos.

Logo, é preciso que essa premissa seja considerada desde o processo de recrutamento e seleção dos funcionários até a possível demissão. 

Não à toa, a devida gestão desse setor é capaz de melhorar o ambiente de trabalho, reduzir conflitos, diminuir gastos e, consequentemente, otimizar os resultados da organização.

Qual o objetivo da Gestão de RH?

Em suma, o processo de recursos humanos é responsável por integrar as necessidades da empresa à satisfação dos trabalhadores. De tal modo, o foco do departamento está nas pessoas.

Assim, o intuito final do setor é promover melhorias em todas as operações,  o que pode ser feito através de algumas medidas como:

  • Criação e fortalecimento da cultura organizacional;
  • Recrutamento e seleção de funcionários;
  • Controle de Turnover;
  • Retenção de talentos;
  • Promoção de cursos e treinamentos;
  • Criação de planos de carreiras;
  • Geração e análise de indicadores de desempenho.

Como atua um Gestor de Recursos Humanos?

Depois de entender melhor do que se trata o assunto, é hora de conhecer algumas das principais atribuições de um gestor de recursos humanos. 

Além de liderar o processo de contratação, o profissional é responsável por promover o crescimento coordenado e organizado da instituição e garantir a transparência na relação entre a empresa e seus colaboradores.

De forma simplificada, podemos listar algumas das atividades de maior relevância na rotina desse gestor:

  • Gerenciamento de conflitos;
  • Integração de interesses;
  • Desenvolvimento e capacitação dos profissionais;
  • Definição de cargos e salários;
  • Criação de programa de incentivo;
  • Estruturação de processos burocráticos;
  • Cumprimento das leis trabalhistas.

Entenda a importância da Gestão de RH

Diante de tudo o que foi dito até aqui, fica simples imaginar a importância da gestão de recursos humanos dentro de uma empresa, não é mesmo? Afinal, a atividade permite alinhar as necessidades da organização e dos funcionários.

Como consequência, uma série de tarefas diárias são impactadas de forma positiva, promovendo a satisfação dos trabalhadores e, é claro, possibilitando que resultados cada vez mais positivos sejam alcançados pelo negócio.

A partir daí, o sistema passa a funcionar de forma cíclica, onde as metas são atingidas devido à boa produtividade da equipe e as equipes se sentem realizadas em atingir números melhores a cada dia.

Conheça 5 vantagens da Gestão de RH bem feita

Ainda que possa estar evidente o papel desempenhado pela gestão de recursos humanos e o quanto ela é indispensável ao bom funcionamento da instituição, elencamos 5 vantagens que reforçam a extrema importância desse conjunto de técnicas.

Confira a seguir:

1. Processo seletivo

Gestores com o devido conhecimento sobre recursos humanos são capazes de conduzir com maestria processos seletivos. Logo, o recrutamento se dá de maneira mais assertiva.

Isso porque, as metodologias aplicadas conseguem avaliar com maior precisão os candidatos e identificar quais estão alinhados aos valores e demandas da empresa. 

Além disso, as chances de permanência desse profissional no cargo acabam sendo maiores, uma vez que as atividades já foram bem expostas e deixaram claro o perfil que mais se adequa a elas.

2. Retenção de talentos

Dando sequência ao raciocínio pincelado no tópico anterior, uma boa gestão de RH tem o potencial de garantir o melhor desempenho de seus colaboradores. 

Afinal de contas, profissionais satisfeitos no cargo que ocupam tendem a trabalhar mais motivados e com a intenção de se manter na organização, que por sua vez, também está constantemente buscando aperfeiçoar as condições laborais.

3. Ambiente de trabalho

Como foi visto anteriormente, é papel do gestor de recursos humanos adotar medidas que minimizem as chances de conflitos e que atendam aos interesses dos colaboradores e também da corporação.

Quando isso funciona, o ambiente de trabalho se torna mais agradável, o bem-estar dos funcionários é valorizado e, obviamente, o clima organizacional melhora, diminuindo o absenteísmo e o estresse, por exemplo.

4. Motivação e produtividade

Também já mencionada por alto, a motivação dos trabalhadores tende a aumentar diante de todos os aspectos promovidos pela boa administração dos recursos humanos.

Consequentemente, a produtividade melhora, já que é muito mais fácil e agradável atuar quando há qualidade de vida no trabalho!

5. Redução de custos

Chegamos à última vantagem desta lista percebendo que tudo o que foi citado até aqui está intimamente conectado. Depois de todos os benefícios promovidos a partir da gestão correta de RH, na ponta, é evidente uma redução de custos.

O que se deve, principalmente, à diminuição de erros, ociosidade, horas extras, faltas, doenças e acidentes ocupacionais, demissões e contratações, por exemplo.

Qual a relação entre RH e Contabilidade?

Agora que você já sabe o que é gestão de recursos humanos e o quanto essa atividade impacta em outras áreas da sua empresa, fica bastante evidente que nenhum departamento é independente em uma organização.

Ou seja, todos os setores acabam se complementando e a estratégia definida por um setor interfere, direta ou indiretamente, em todos os outros, atingindo, é claro, até o cliente final.

No caso da Contabilidade, não é diferente!

Quando há sinergia entre os gestores de RH e os contadores, as decisões podem ser tomadas com maior probabilidade de sucesso

Enquanto o primeiro departamento foca no capital humano, no desenvolvimento das potencialidades e habilidades do time, o segundo, por sua vez, não tira o olho da saúde financeira da empresa, dos custos e impostos, por exemplo.

Dessa maneira, as duas frentes atuam a partir de metodologias e abordagens distintas, porém, visando obter o mesmo resultado: alto desempenho, redução de despesas e condições laborais confortáveis e seguras.

Portanto, é essencial que nenhum dos setores seja negligenciado ou colocado em segundo plano. Todos os processos devem ser orquestrados, calculados, para que a empresa possa prosperar!

Depois de entender um pouco mais sobre gestão de recursos humanos, que tal se aprofundar no aspecto contábil do seu negócio, hein? Leia mais:

Entenda o que é Elisão Fiscal e como a estratégia funciona

Quais as principais mudanças na contabilidade para 2023? 

Quais as vantagens da terceirização contábil para empresas? 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados