Saber o que é DCTF e entender quais são os processos relacionados ao tema é um dos deveres legais de todo empreendedor. Logo, é fundamental estar por dentro do assunto para evitar problemas com a legislação.
Porém, se você não tem conhecimento a respeito do que essa sigla quer dizer e não tem nem ideia do que precisa fazer para estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, não se preocupe!
Isso porque, no post de hoje, vamos apresentar todos os detalhes referentes ao DCTF.
Acompanhe até o final!
O que é DCTF?
Simplificadamente, DCTF é uma sigla que significa Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.
O documento em questão trata-se de uma obrigação acessória que deve ser entregue mensalmente por pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do imposto de renda.
Através desta declaração, a Receita Federal recebe informações sobre os tributos e contribuições federais a serem recolhidos pela empresa.
Dentre eles, alguns dos principais que devem ser declarados na DCTF estão:
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- COFINS (contribuição social sobre o lucro líquido ou Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público);
- CPRB (contribuição social sobre o lucro líquido ou Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta);
- IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte);
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- CPMF (contribuição social sobre o lucro líquido ou Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira);
- CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico)
- INSS sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).
Como é feita a entrega da DCTF?
Depois de descobrir o que é DCTF, ainda é necessário entender como funciona o processo de entrega da declaração, certo?
Para tanto, é preciso acessar o site da Receita Federal, uma vez que o documento deve ser entregue por meio do Programa Receitanet.
Além disso, é fundamental ter atenção ao prazo de emissão, que é o 15º útil do segundo mês seguinte ao período de apuração dos tributos e contribuições. A fim de facilitar o entendimento, pense no seguinte exemplo:
Para tributos e contribuições apurados no mês de janeiro, a DCTF deve ser entregue até o 15º dia útil de março.
Simples assim!
O que acontece se a DCTF não for entregue?
A entrega da declaração é obrigatória para todas as empresas que possuem débitos e créditos tributários a declarar ou que não possuem movimento em determinado mês.
Caso a obrigação não seja cumprida, o empreendimento pode sofrer graves consequências, como a aplicação de multa, que pode variar de acordo com a quantidade de meses em que a declaração deixou de ser entregue.
Como se não bastasse, a não entrega ou entrega com informações incorretas da DCTF pode levar a empresa a ficar em situação irregular junto à Receita Federal.
Dessa forma, podem ocorrer bloqueios de certidões negativas, dificuldades em obter crédito ou financiamentos e até mesmo ações fiscais, como fiscalização e autuações.
Leia também:
Crime de Sonegação Fiscal: o que é e como evitá-lo?
O que é DEFIS e quem é obrigado a emitir?
Qual a importância de entregar a DCTF em dia?
Entender o que é DCTF é o primeiro passo para começar a ter dimensão da relevância desse documento no contexto empresarial.
Não à toa, a entrega da declaração dentro do prazo, como vimos, é essencial para evitar problemas com a Receita Federal.
Isso porque, quando os tributos e contribuições não são pagos ou declarados corretamente, a empresa pode ser penalizada com multas e juros, além de ficar sujeita a outras sanções legais.
Contudo, ela ainda é indispensável à saúde financeira do empreendimento, pois ajuda a manter um controle rigoroso sobre suas obrigações tributárias e evitar o acúmulo de débitos.
Assim, o negócio pode se planejar melhor, adotando informações precisas sobre os valores a serem recolhidos e otimizando o gerenciamento do fluxo de caixa.
Como o serviço de Assessoria Fiscal pode ser útil?
Ao contar com o apoio de uma assessoria fiscal especializada, a emissão da DCTF está garantida! E, o que é mais importante: de forma correta e dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, claro.
Além disso, os serviços podem auxiliar a empresa no cumprimento de todas as outras obrigações tributárias, evitando multas e sanções por atrasos ou erros na emissão de documentos.
Outra grande vantagem promovida pela assessoria fiscal diz respeito à identificação de oportunidades capazes de gerar economia tributária, analisando a legislação e a aplicação de incentivos fiscais e benefícios previstos em lei.
Nesse sentido, a G. Jacintho Contabilidade é uma empresa especializada em serviços de assessoria fiscal e contábil, que atua no mercado há mais de 35 anos.
Formado por uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos em oferecer um serviço de excelência aos seus clientes, o escritório se destaca por sua expertise em lidar com a complexidade do sistema tributário brasileiro.
Portanto, conheça a G. Jacintho Contabilidade e os principais serviços prestados pelo time que é referência no mercado, oferecendo soluções personalizadas e eficientes para negócios de diversos portes e segmentos!