Apesar do tempo reduzido, os contadores podem se valer do momento do IRPF para estreitar laços com seus clientes.
Apesar de ser um desafio ao tempo para os contadores, o período de declaração do IRPF Imposto de Renda da Pessoa Física, é também uma oportunidade para os mesmos, fortalecerem seu papel consultivo para os contribuintes. As dúvidas dos clientes para a entrega de documentos são muitas e podem até dificultar o trabalho do contador.
Segundo o professor João Henrique Durão Leite, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estácio Interlagos, esclarece que uma orientação sobre a organização dos documentos, pode acontecer meses antes do período do IRPF e uma boa explicação sobre a importância da necessidade de orientação aos clientes deve ser embasada nas próprias finanças do cliente.
Em um exemplo, um pagamento ao dentista pode aumentar a restituição do contribuinte se ele estiver fazendo a declaração completa. Ou se o contribuinte se esquecer de declarar algum rendimento tributável, a Receita Federal identificará e colocará como pendência. Partindo disso, ressaltamos a importância de reunir toda a documentação com calma. A dica é ir reunindo tudo em uma pasta ao longo do ano para não ter problema de perder algum documento importante na hora de declarar.
Para o cliente, o IRPF representa a segurança da vida contábil para o ano. Por isso, ele deve ter no contador a principal pessoa que vai fornecer essa garantia.
“O contador pode adotar medidas preventivas com seus clientes orientando previamente sobre suas finanças. Ainda que cada cliente tenha seu próprio perfil, o contador deve criar uma rotina de alertar os clientes na hora de investir ou pagar qualquer despesa. É sempre importante lembrar que o fisco acompanha a evolução patrimonial dos contribuintes. E quanto antes esse cliente envia as informações, maiores as chances de evitar surpresas e até antecipar a restituição, pois quem envia primeiro entra primeiro na fila de restituição”, reforçou o professor Leite.
Mesmo que o IRPF seja uma obrigação para os contribuintes por pessoa física (PF), as estratégias de comunicação também refletem na relação com as empresas (PJ). Ao ajudar o cliente PF, as organizações notam a preocupação do gestor contábil com todos os perfis de clientes.
Novamente, o período de declaração do IRPF torna-se estratégico e providencial para buscar uma relação próxima com as pessoas. De acordo com o docente da Universidade Estácio Interlagos, “pode existir
um *gap entre a expectativa da pessoa quando da contratação dos serviços e a percepção do gestor de contabilidade no que diz respeito à satisfação do cliente”. E isso impele os contadores a se valerem das oportunidades como o IRPF para buscar uma relação harmoniosa e de mútua confiança.
Fonte: Contas em Revista
*gap = uma lacuna
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