Se você deseja exercer um gesto de cidadania mas não sabe por onde começar, que tal doar parte do seu imposto de renda? Neste post, te explicaremos como fazer doação do imposto de renda sem pagar nada a mais por isso!
Embora muita gente não saiba, a legislação permite que parte do imposto devido seja destinado a doações. Assim, esse dinheiro não fica com o governo e vai para quem mais precisa.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo até o final!
Primeiro, saiba quanto você tem de imposto a pagar
Uma das maiores reclamações do brasileiro diz respeito à quantidade de tributos pagos no País.
Porém, existe uma maneira de tornar esse pagamento mais satisfatório e, para isso, basta saber como fazer doação do imposto de renda.
Antes de mais nada, será necessário preencher a declaração do Imposto de Renda 2022. Feito isso, o sistema mostrará quanto você deve pagar para o governo federal.
Vale frisar, de antemão, que o “imposto devido” é diferente do “imposto a pagar”.
No caso do “imposto devido”, o valor é calculado com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração.
Enquanto isso, o “imposto a pagar” corresponde à diferença entre o “imposto devido” e o imposto pago ao longo do ano.
De tal forma, se o “imposto devido” for maior do que o “imposto a pagar”, a quantia será cobrada na entrega da declaração. Por outro lado, se for menor, o contribuinte terá direito à restituição.
Quanto do imposto de renda pode ser doado?
Após o preenchimento da declaração, o contribuinte na modalidade pessoa física terá acesso ao valor total do seu imposto. A partir de então, até 6% desse montante pago à Receita Federal poderá ser destinado a fundos beneficentes.
Espalhadas por todo Brasil, as organizações que recebem as doações são os conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
É permitido doar, no máximo, 3% do imposto devido a uma organização, de sua preferência, voltada aos idosos e mais 3% às crianças, totalizando os 6%.
Nenhum custo extra é gerado, pois o valor é descontado do próprio imposto de renda. De tal modo, o contribuinte pode doar tranquilamente, pois ele só paga aquilo que já iria pagar, mas opta por direcionar o recurso a quem mais necessita.
Também é importante frisar que a doação só pode ser realizada na modalidade de declaração completa, não estando disponível na simplificada.
Veja como fazer doação do imposto de renda
Agora que você já sabe como o processo funciona, é hora de descobrir como fazer a doação do seu imposto de renda. Não tem mistério!
Confira a seguir:
1º Passo
Após acessar o sistema da Receita Federal e clicar em “Doações Diretamente na Declaração”, a ficha de declaração do IR deve ser preenchida. Na sequência, verifique se algum valor de imposto a ser pago foi gerado;
2º Passo
Em seguida, o contribuinte deve selecionar, entre os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os fundos do Idoso, para quem deseja destinar sua doação. Lembrando que cada fundo pode receber até 3% do imposto devido;
3º Passo
Por fim, após os cálculos automáticos do sistema e tendo definido o tipo de fundo que deseja doar, é preciso gerar, imprimir e pagar a Darf (Documentos de arrecadação federal).
Falaremos mais sobre ela logo abaixo.
Darf: entenda o que é e como gerar o documento
Para que você possa entender, de fato, como fazer doação do imposto de renda, existe uma etapa muito importante que não pode ser negligenciada, que é o pagamento da Darf.
Mas o que é isso?
Darf é uma espécie de boleto específico para tributos federais.
Assim que você realiza sua doação no sistema da Receita Federal, o documento deve ser gerado, impresso e pago até o dia da entrega da declaração do IR (no caso deste ano, 31 de maio de 2022). Vale reforçar que a Darf deve ser paga com o “imposto devido”.
Pronto. Feito o pagamento, sua doação foi completada com sucesso!
Fique de olho para onde vai sua doação
Apesar da sua doação ter sido realizada corretamente e declarada, devidamente, no Imposto de Renda, isso não garante que a instituição que você escolheu ajudar receberá o dinheiro de forma automática.
Dessa maneira, é fundamental que uma pesquisa seja feita sobre os projetos sociais existentes na esfera municipal, estadual e federal. A partir daí, você deve escolher aquele que mais lhe agrade e entrar em contato para saber mais.
Logo, se torna possível “rastrear” sua doação e saber se ela realmente foi recebida pela organização escolhida. Assim, o dinheiro do seu imposto não ficará parado no fundo e chegará ao projeto ou entidade que você quiser ajudar.
Esqueceu de especificar o tipo de organização?
Se, porventura, você se esquecer de especificar a organização para qual gostaria de direcionar sua doação, o valor chega às instituições por meio de editais para submissão de projeto a serem financiados pelo fundo.
Antes da Covid-19, a Receita Federal realizava ações como abordagem de pessoas nas ruas, a fim de garantir que esse tipo de recurso chegasse às entidades adequadas. A medida representava cerca de 85% das doações.
Entretanto, com a chegada da pandemia e o distanciamento social, esse tipo de ação deixou de ocorrer.
Mas, agora que você já sabe como fazer doação do imposto de renda e, inclusive, como proceder para ter certeza que seu dinheiro teve a destinação adequada, ficou muito mais fácil contribuir.
Através do seu gesto, milhares de crianças, jovens e idosos podem ser ajudados.
Portanto, aproveite a oportunidade de praticar o bem e impactar vidas. Deixe de ver seu imposto de renda apenas como o leão que não valoriza seu trabalho e faça valer a pena!
E se você ficou com alguma dúvida, a G. Jacintho presta todo o suporte para fazer a sua declaração de imposto de renda!