CONTEÚDOS DA G.JACINTHO

O que é e como calcular margem de contribuição?

Saber como calcular a margem de contribuição evita prejuízos operacionais e de recursos. Equipe de trabalho mista reunida em uma mesa discutindo sobre a margem de contribuição da empresa.

O que é e como calcular margem de contribuição?

Aprenda a como calcular a margem de contribuição de um jeito simples e prático.

Saber como calcular a margem de contribuição de um produto ou serviço é fundamental para o equilíbrio de custos e despesas fixas.

Todavia, ela é uma das estratégias mais promissoras quando o assunto é como manter a contabilidade em dia.

Afinal, através da margem de contribuição, uma empresa sabe se a receita está sendo suficiente para cobrir todos os gastos e  continuar gerando lucro.

Entretanto, muitos empresários têm dificuldade para entender a importância deste cálculo na saúde financeira dos seus negócios.

Por isso, neste artigo você vai entender como a margem de contribuição organiza as finanças, ao mesmo tempo em que reduz gastos e aumenta a produtividade.

Afinal, o que é margem de contribuição?

Margem de contribuição é um parâmetro de avaliação usado para determinar qual é o tamanho da receita de uma empresa ao final de um ciclo.

Dessa forma, ela é calculada a partir da soma obtida com vendas de produtos e serviços e em seguida subtraindo os custos e despesas variáveis do mesmo período.

Ao final, o valor obtido corresponde ao que é a margem de contribuição. É importante saber que este valor pode ser usado para custear as vendas, os custos variáveis, despesas ou qualquer outro tipo de conta a ser paga.

O restante faz parte dos lucros, que podem ser guardados ou utilizados em estratégias de crescimento e expansão do negócio, por exemplo.

Além disso, a margem de contribuição pode ser calculada de forma total ou parcial, ou seja, considerando os valores obtidos em um mês ou a cada trimestre, semestre ou ano.

Importância de calcular a margem de contribuição corretamente 

O cálculo de indicadores financeiros como a margem de contribuição pode fazer com que as empresas estabeleçam novas estratégias de crescimento.

Por esta razão, realizar o cálculo frequentemente permite uma visão mais ampla do negócio, auxiliando na tomada de decisões estratégicas a longo prazo.

No geral, a margem de contribuição funciona como um ponto de equilíbrio no planejamento financeiro das empresas, mesmo nos momentos de crise.

Isso porque ela identifica valores obtidos por cada venda, gastos relativos à compra de matéria prima e dá uma noção aproximada de cada custo variável.

De forma resumida, analisar a margem de contribuição poderá ajudar os gestores a decidirem quais serão as melhores estratégias em cada período de vendas no ano.

Como calcular a margem de contribuição de um produto  

Inicialmente, para saber qual é a margem de contribuição de um produto é necessário entender os conceitos de custo e despesa, que são distintos.

O custo está relacionado aos gastos para a produção ou fabricação de itens como a compra de matéria prima, salários de funcionários e outros gastos diretos.

Em contrapartida, as despesas são todas aquelas que não têm relação profunda com a produção, mas podem limitar o processo de fabricação.

Neste caso, os melhores exemplos de despesas são os impostos, aluguel, conta de eletricidade e telefonia, dentre outras.

Passo a passo para o cálculo 

1- Some as vendas da empresa 

Comece somando o total de vendas geradas no período de análise, ou seja, todos os produtos e serviços vendidos no intervalo de tempo correspondente.

2- Adicione os custos às despesas 

Após somar as vendas geradas, é hora de adicionar o total de custos ao total de  despesas, não se esquecendo de nenhum deles, mesmo aqueles mais baratos.

3- Calcule a margem de contribuição

Por fim, basta subtrair o total gerado pelos custos e despesas com a receita de vendas obtida no período de análise.

O resultado da equação corresponde ao que é a margem de contribuição. Para simplificar a fórmula considere:

Margem de contribuição= Receita Total- Custos e Despesas Fixas e Variáveis 

Exemplo Prático para Cálculo da Margem de Contribuição

Uma empresa que vende biscoitos amanteigados vende cada pacote por 10 reais.

No geral, os gastos com fabricação e custos de venda de cada pacote totalizam 7 reais por unidade.

Em um dia, foram vendidas 100 unidades do biscoito amanteigado, que a cada 10 reais por unidade, gerou para a empresa um total de 1000 reais em vendas.

Logo, para calcular a margem de contribuição é necessário somar os custos de fabricação junto com as despesas variáveis e fixas.

Neste exemplo, os custos são 7 reais por unidade e correspondem a 700 reais no total, considerando que foram vendidas 100 unidades.

Ao final de tudo, subtraindo 1000 reais (receita com vendas) com 700 reais (custos e despesas), a empresa obteve 300 reais de margem de contribuição ou 3 reais em cada pacote vendido.

Vantagens da margem de contribuição nos negócios

1- É um indicador financeiro confiável

A margem de contribuição colabora para um planejamento financeiro sólido a longo prazo. Isso porque ela consegue fazer com que os empresários possam analisar cada processo de produção.

Então, é possível verificar se o método de fabricação de um produto ou serviço é vantajoso ou não.

2- É considerada uma boa estratégia de negócio

Com a margem de contribuição, a empresa pode tomar decisões importantes que vão impactar a venda de produtos e serviços.

Por exemplo, não faz sentido manter no mercado um produto que tem mais custos e despesas para ser produzido do que vendas em si.

3- A margem estipula o preço ideal de venda 

É através da margem de venda que o POE (Ponto de Equilíbrio Operacional) é determinado.

Na prática, a margem de contribuição é uma aliada na hora de definir o preço de vendas para os consumidores.

Dicas para melhorar a margem de contribuição de um produto ou serviço

Diminua os custos e despesas variáveis

Negocie com fornecedores uma grande quantidade de matéria prima de uma só vez, porém com descontos vantajosos para a sua empresa.

Caso não seja possível, procure outros fornecedores, o objetivo final é conseguir preços mais atrativos na compra de insumos e matéria prima.

Automatize os processos de produção

A automação de processos é capaz de eliminar perdas e reduzir o desperdício. Além disso, consegue acelerar as etapas de produção, impactando diretamente na produtividade.

Reduza os custos e despesas fixas 

Através do relatório de custo mensal, a empresa consegue verificar onde pode reduzir os gastos fixos sem interferir na qualidade dos produtos.

Aluguel mais atraente, uso de energia sustentável ou geração de lucro com a venda de materiais recicláveis são algumas opções para reduzir os custos fixos.

Contrate uma assessoria contábil

A assessoria contábil é a melhor opção para calcular a margem de contribuição de cada produto vendido pela empresa.

Com ela, você tem à disposição uma equipe responsável por orientar e solucionar questões que envolvam números, despesas e aumento de lucro.

Além disso, um escritório contábil não cuidará somente da parte de contabilidade, como também prestará suporte em questões fiscais e administrativas.

Conheça os serviços de assessoria contábil da G. Jacintho! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados