Aprenda a como calcular a margem de contribuição de um jeito simples e prático.
Saber como calcular a margem de contribuição de um produto ou serviço é fundamental para o equilíbrio de custos e despesas fixas.
Todavia, ela é uma das estratégias mais promissoras quando o assunto é como manter a contabilidade em dia.
Afinal, através da margem de contribuição, uma empresa sabe se a receita está sendo suficiente para cobrir todos os gastos e continuar gerando lucro.
Entretanto, muitos empresários têm dificuldade para entender a importância deste cálculo na saúde financeira dos seus negócios.
Por isso, neste artigo você vai entender como a margem de contribuição organiza as finanças, ao mesmo tempo em que reduz gastos e aumenta a produtividade.
Afinal, o que é margem de contribuição?
Margem de contribuição é um parâmetro de avaliação usado para determinar qual é o tamanho da receita de uma empresa ao final de um ciclo.
Dessa forma, ela é calculada a partir da soma obtida com vendas de produtos e serviços e em seguida subtraindo os custos e despesas variáveis do mesmo período.
Ao final, o valor obtido corresponde ao que é a margem de contribuição. É importante saber que este valor pode ser usado para custear as vendas, os custos variáveis, despesas ou qualquer outro tipo de conta a ser paga.
O restante faz parte dos lucros, que podem ser guardados ou utilizados em estratégias de crescimento e expansão do negócio, por exemplo.
Além disso, a margem de contribuição pode ser calculada de forma total ou parcial, ou seja, considerando os valores obtidos em um mês ou a cada trimestre, semestre ou ano.
Importância de calcular a margem de contribuição corretamente
O cálculo de indicadores financeiros como a margem de contribuição pode fazer com que as empresas estabeleçam novas estratégias de crescimento.
Por esta razão, realizar o cálculo frequentemente permite uma visão mais ampla do negócio, auxiliando na tomada de decisões estratégicas a longo prazo.
No geral, a margem de contribuição funciona como um ponto de equilíbrio no planejamento financeiro das empresas, mesmo nos momentos de crise.
Isso porque ela identifica valores obtidos por cada venda, gastos relativos à compra de matéria prima e dá uma noção aproximada de cada custo variável.
De forma resumida, analisar a margem de contribuição poderá ajudar os gestores a decidirem quais serão as melhores estratégias em cada período de vendas no ano.
Como calcular a margem de contribuição de um produto
Inicialmente, para saber qual é a margem de contribuição de um produto é necessário entender os conceitos de custo e despesa, que são distintos.
O custo está relacionado aos gastos para a produção ou fabricação de itens como a compra de matéria prima, salários de funcionários e outros gastos diretos.
Em contrapartida, as despesas são todas aquelas que não têm relação profunda com a produção, mas podem limitar o processo de fabricação.
Neste caso, os melhores exemplos de despesas são os impostos, aluguel, conta de eletricidade e telefonia, dentre outras.
Passo a passo para o cálculo
1- Some as vendas da empresa
Comece somando o total de vendas geradas no período de análise, ou seja, todos os produtos e serviços vendidos no intervalo de tempo correspondente.
2- Adicione os custos às despesas
Após somar as vendas geradas, é hora de adicionar o total de custos ao total de despesas, não se esquecendo de nenhum deles, mesmo aqueles mais baratos.
3- Calcule a margem de contribuição
Por fim, basta subtrair o total gerado pelos custos e despesas com a receita de vendas obtida no período de análise.
O resultado da equação corresponde ao que é a margem de contribuição. Para simplificar a fórmula considere:
Margem de contribuição= Receita Total- Custos e Despesas Fixas e Variáveis
Exemplo Prático para Cálculo da Margem de Contribuição
Uma empresa que vende biscoitos amanteigados vende cada pacote por 10 reais.
No geral, os gastos com fabricação e custos de venda de cada pacote totalizam 7 reais por unidade.
Em um dia, foram vendidas 100 unidades do biscoito amanteigado, que a cada 10 reais por unidade, gerou para a empresa um total de 1000 reais em vendas.
Logo, para calcular a margem de contribuição é necessário somar os custos de fabricação junto com as despesas variáveis e fixas.
Neste exemplo, os custos são 7 reais por unidade e correspondem a 700 reais no total, considerando que foram vendidas 100 unidades.
Ao final de tudo, subtraindo 1000 reais (receita com vendas) com 700 reais (custos e despesas), a empresa obteve 300 reais de margem de contribuição ou 3 reais em cada pacote vendido.
Vantagens da margem de contribuição nos negócios
1- É um indicador financeiro confiável
A margem de contribuição colabora para um planejamento financeiro sólido a longo prazo. Isso porque ela consegue fazer com que os empresários possam analisar cada processo de produção.
Então, é possível verificar se o método de fabricação de um produto ou serviço é vantajoso ou não.
2- É considerada uma boa estratégia de negócio
Com a margem de contribuição, a empresa pode tomar decisões importantes que vão impactar a venda de produtos e serviços.
Por exemplo, não faz sentido manter no mercado um produto que tem mais custos e despesas para ser produzido do que vendas em si.
3- A margem estipula o preço ideal de venda
É através da margem de venda que o POE (Ponto de Equilíbrio Operacional) é determinado.
Na prática, a margem de contribuição é uma aliada na hora de definir o preço de vendas para os consumidores.
Dicas para melhorar a margem de contribuição de um produto ou serviço
Diminua os custos e despesas variáveis
Negocie com fornecedores uma grande quantidade de matéria prima de uma só vez, porém com descontos vantajosos para a sua empresa.
Caso não seja possível, procure outros fornecedores, o objetivo final é conseguir preços mais atrativos na compra de insumos e matéria prima.
Automatize os processos de produção
A automação de processos é capaz de eliminar perdas e reduzir o desperdício. Além disso, consegue acelerar as etapas de produção, impactando diretamente na produtividade.
Reduza os custos e despesas fixas
Através do relatório de custo mensal, a empresa consegue verificar onde pode reduzir os gastos fixos sem interferir na qualidade dos produtos.
Aluguel mais atraente, uso de energia sustentável ou geração de lucro com a venda de materiais recicláveis são algumas opções para reduzir os custos fixos.
Contrate uma assessoria contábil
A assessoria contábil é a melhor opção para calcular a margem de contribuição de cada produto vendido pela empresa.
Com ela, você tem à disposição uma equipe responsável por orientar e solucionar questões que envolvam números, despesas e aumento de lucro.
Além disso, um escritório contábil não cuidará somente da parte de contabilidade, como também prestará suporte em questões fiscais e administrativas.