Quando você decide abrir uma empresa, é preciso ter em mente que uma série de exigências feitas pela Lei deverão ser cumpridas (famosa burocracia!). Dentre elas, está o ano fiscal, que é um período de prestação de contas.
Apesar desse intervalo de tempo coincidir com o calendário anual aqui no Brasil, não são todos países que seguem as mesmas datas de apuração. E é aí que algumas já podem começar a surgir.
Por isso, se você quer entender tudo o que se refere ao ano fiscal, fique por aqui até o final.
Vamos contar todos os detalhes sobre o assunto!
Você sabe o que é Ano Fiscal?
Também conhecido como “exercício”, o ano fiscal diz respeito a um período do ano onde é realizado o registro contábil das movimentações financeiras de uma organização.
Resumidamente, a atividade corresponde a um intervalo de 12 meses, sendo dividido em quatro trimestres, nos quais são feitas apurações parciais.
Quando o ano fiscal chega ao fim, devem ser apresentados documentos como a Demonstração de Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial.
A partir dessas informações, o planejamento de gestão do negócio pode ser desenvolvido, permitindo, dentre outras ações, que investidores tenham clareza quanto ao desempenho da empresa.
Quando começa e termina o Ano Fiscal?
Bem como vimos, toda empresa tem a obrigação de apurar e apresentar suas informações financeiro-contábeis. De tal modo, esses relatórios devem ser divulgados pelo menos uma vez a cada período fiscal.
No Brasil, o ano fiscal começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. Porém, em outros países, esse período não segue, necessariamente, o ano do calendário.
Isso significa, portanto, que não é obrigatório, em todos os cantos do mundo, que o ano fiscal comece no dia 1º de janeiro e termine no dia 31 de dezembro.
Em alguns casos, por exemplo, o ano fiscal pode começar em março, abril ou outubro.
Confira, a seguir, quando ocorre o ano fiscal em alguns lugares:
- Austrália: do dia 1º de Julho ao dia 30 de Junho;
- Canadá: do dia 1º de Abril ao dia 31 de Março;
- Estados Unidos: do dia 1º de Outubro ao dia 30 de Setembro.
Vale ressaltar, que o ano fiscal, bem como o ano civil, conta com 365 dias. Diferente do ano comercial, que tem 360 dias.
Qual a importância do Ano Fiscal para sua empresa?
O ano fiscal é indispensável à análise de resultados de uma organização. A partir das informações apresentadas, é possível ter clareza quanto à saúde financeira da empresa e elaborar o planejamento contábil do ano seguinte.
Assim sendo, podemos listar algumas das principais vantagens dessa prática:
- Organizar os saldos anuais do empreendimento e obter o lucro real;
- Realizar o levantamento dos impostos pagos e verificar a possibilidade de recuperação tributária;
- Conferir se todos os encargos tributários foram pagos corretamente;
- Identificar com maior precisão a situação patrimonial da empresa, o total de bens, direitos e as obrigações.
Leia também:
Qual a importância do planejamento financeiro nas crises?
O que é a Lei de Recuperação Judicial e como ela funciona?
Como deve ser realizado o fechamento do Ano Fiscal?
Para que o contador possa realizar o fechamento do ano fiscal com mais transparência e eficiência, é fundamental que todos os documentos, como notas fiscais e registros de transações financeiras sejam guardadas.
Além disso, alguns relatórios também são essenciais à efetivação do levantamento contábil, como:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE);
- Relatório de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR).
Também podem ser solicitados, a fim de esclarecer dúvidas, comparar informações ou garantir a veracidade dos dados, outros documentos, como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Demonstrativo do Valor Adicionado.
Conte com quem é expert em Gestão Financeira
Para concluir, vale destacar que é através do ano fiscal que uma empresa consegue avaliar seu desempenho, identificar gargalos, falhas contábeis e oportunidades de recuperação de crédito, por exemplo.
Em adição, também não podemos deixar de citar que é por meio dessa atividade que as organizações garantem que seus deveres legais estão sendo devidamente cumpridos.
Evitando, assim, multas e outros transtornos ainda maiores com a Justiça.
Portanto, se você não quer correr riscos diante da Lei e tem consciência do quanto a gestão financeira é importante para o seu negócio, conte com um time de especialistas em contabilidade.
Conheça a excelência dos serviços prestados pela G. Jacintho!