Auditoria

Due Diligence - Assessoria em Aquisição de Empresas

A Due Diligence é um processo de investigação sobre a existência de débitos ou pendências de ordem tributária, trabalhista e outras contingências.

Laudos para Processos de Cisão, Fusão e Incorporação

Nossa experiência em processos de operações de cisão, fusão e incorporação, nos permite atuar desde o planejamento em reorganizações societárias até o efetivo registro das alterações.

Revisão Tributária

A Revisão Tributária tem como objetivo a validação de práticas fiscais, procedimentos especiais, a fim de minimizar riscos e contingências tributárias.

Revisão Trabalhista

Os trabalhos desta área compreenderão a realização de exames específicos correlatos ao departamento pessoal da empresa.

Preço de Transferência

O Preço de Transferência é o mecanismo fiscal que visa controlar as transferências internacionais entre pessoas ligadas, aplicáveis a bens, serviços, direitos ou juros.

Due Diligence - Assessoria em Aquisição de Empresas

A Due Diligence é um processo de investigação sobre a existência de débitos ou pendências de ordem tributária, trabalhista e outras contingências, para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores.

Esse processo tem variações claras conforme a natureza do negócio e o tamanho da empresa, mas basicamente refere-se a questões de ordem financeira, contábil e fiscal, além de aspectos jurídicos societários, trabalhistas, ambientais, imobiliários, de propriedade intelectual e tecnológica.

Todavia, trata-se de um trabalho que identifica os ativos e passivos contábeis e jurídicos e avalia-os a valor de mercado, a fim de subsidiar operações de fusão, incorporação, compra e joint venture, permitindo maior segurança na negociação entre compradores, acionistas ou investidores.

Nesse processo, o conhecimento técnico e a atuação ética com garantia de imparcialidade e confidencialidade da equipe são essenciais para que a operação seja bem sucedida.

A auditoria pode ser direcionada para a preparação da empresa pensando em um futuro processo de venda, permitindo a adoção de medidas corretivas, agregando valor a empresa.

O resultado do processo de due diligence é, normalmente, um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingências.

Laudos para Processos de Cisão, Fusão e Incorporação

Nos casos de incorporação, fusão e cisão, ou ainda, na retirada ou ingresso de sócios, encerramento de atividades ou em outras operações específicas, é exigido o laudo de avaliação contábil para atestar a exatidão dos bens, direitos e obrigações contempladas no acervo líquido contábil formado por todos os componentes do balanço patrimonial ou no acervo líquido contábil formado por determinados ativos e passivos especificamente selecionados pela administração da entidade solicitante do laudo de avaliação.

Nossa experiência em processos de operações de cisão, fusão e incorporação, nos permite atuar desde o planejamento em reorganizações societárias até o efetivo registro das alterações.

Revisão Tributária

A Revisão Tributária tem como objetivo a validação de práticas fiscais, procedimentos especiais, a fim de minimizar riscos e contingências tributárias.

Vislumbrando a otimização das rotinas fiscais, e o aproveitamento de eventuais benefícios concedidos pela legislação, oferecemos os seguintes produtos

Revisão Tributária Preventiva

Procedimentos aplicados objetivando identificar possíveis riscos, ou mesmo oportunidades, através de estudo e enquadramento do ramo de atividade, benefícios aplicáveis, legislação vigente e revisão de operações fiscais de determinado período.

Essa modalidade de Revisão tem maior eficácia quando executada em conjunto com a Auditoria Contábil, a fim de abranger todas as obrigações acessórias que periodicamente são confrontadas pelo Fisco.

O período sugerido para aplicação dessa modalidade compreende os últimos cinco anos de atividade da empresa, podendo ser entendido ou reduzido, conforme necessidade de cada cliente.

Revisão Tributária Especial – Escopo pré-determinado

Procedimento onde serão previamente acordados determinados períodos, por exemplo, o último exercício de atividade, para os quais serão realizadas todas as verificações possíveis levando em conta a disponibilidade de documentação para execução dos trabalhos. Esse tipo de revisão tem como objetivo antecipar possíveis riscos ainda não questionados pelo Fisco.

Planejamento Tributário e Recuperação de Impostos e Créditos Tributários

Estudo de perfil tributário para empresas que estejam se estabelecendo no País ou revisão do perfil tributário para empresas já estabelecidas, a fim de identificar eventuais oportunidades legais para redução da carga tributária, recuperação de impostos pagos a maior ou levantamento de eventuais créditos tributários para algumas atividades.

Revisão de Escrita Legal

Compreendem a análise dos atos constitutivos, cadastros, certidões, certificados, licenças e obrigações acessórias.

Revisão Trabalhista

Os trabalhos desta área compreenderão a realização de exames específicos correlatos ao departamento pessoal da empresa.

Os procedimentos adotados nos exames incluem a revisão dos controles internos e a execução de testes substantivos que, por sua natureza, revelam à implementação prática dos procedimentos legais e administrativos.

As avaliações procedidas nos registros, bem como as investigações realizadas no próprio local de trabalho possibilitam o levantamento de eventuais irregularidades e/ou situações de exposição.

Estão inclusos em nosso escopo de trabalhos padrão os seguintes itens:

  • Cálculo dos encargos sociais apropriados: INSS, FGTS, IRRF, Contribuição Sindical, etc.;
  • Análise das pastas pessoais dos empregados e a respectiva documentação;
  • Verificação de horas extras, descontos procedidos, salários autorizados, rescisões contratuais, recibo de férias e outros itens correlatos;
  • Verificação dos pagamentos e dos encargos sociais de autônomos e retiradas de pro labore;
  • Revisão da documentação de estagiários, temporários e serviços terceirizados;
  • Conferência da aplicação dos reajustes salariais e demais cláusulas constantes em acordo, convenção ou dissídio coletivo da categoria;
  • Verificação das demais obrigações mensais e anuais correlatas ao Departamento Pessoal (RAIS, Inscrição do PAT, CAGED, PPRA, PCMSO, etc.).

Preço de Transferência

O Preço de Transferência é o mecanismo fiscal que visa controlar as transferências internacionais entre pessoas ligadas, aplicáveis a bens, serviços, direitos ou juros.

Este controle visa basicamente diminuir ou dar aos órgãos fiscalizadores o controle de operações que possam ser caracterizadas como superfaturadas (importações) ou subfaturadas (exportações).

O cálculo do Preço de Transferência é feito com base em métodos definidos e descritos na legislação fiscal, indicando a dedutibilidade na apuração do Lucro Real e CSLL o valor que não ultrapasse o preço determinado por um dos métodos.

Nosso trabalho consiste em:

a) Identificação da obrigatoriedade em apurar o preço de transferência

Aplicação da legislação pertinente para identificar a real obrigatoriedade na apuração e comprovação do preço de transferência.

b) Identificação dos métodos passíveis de utilização

Análise, com base nos métodos descritos na legislação pertinente, e, com base nas informações disponíveis pela administração da Empresa, dos métodos de apuração do preço parâmetro de possível aplicação.

c) Apuração do preço parâmetro e confronto com o preço praticado

Elaboração de planilhas eletrônicas, demonstrando os preços parâmetro apurados, comparando-os com os preços praticados e indicando, quando necessário, os ajustes nas apurações dos impostos (IRPJ e CSLL), dos respectivos anos.